Pular para o conteúdo principal

Transcrição da entrevista com Angélica Rizzi para o Jornal Folha da Produção, sexta-feira, 3 de outubro de 2014 - SARANDI-RS



Folha da Produção, sexta-feira, 3 de outubro de 2014   SARANDI-RS
Entrevista especial
Seduzidos pelas palavras
Por Franciele Demarchi
Angélica Rizzi comanda o Sarau “Poetas Iluminados”
A 4ª Feira do Livro na Praça, acontece entre os dias 22 e 24 de outubro em Sarandi. Entre as atrações que acontecem na
quinta-feira, 23, está o Sarau “Poetas Iluminados”, com sessão de autógrafos da escritora, cantora, compositora e jornalista,
Angélica Rizzi. A artista tem dez livros editados incluindo uma coleção poética em cinco volumes, um romance, um livro de
contos e três livros infantis. A escritora vive há dez anos na capital, Porto Alegre, tem também dois CDs lançados e atualmente está
em estúdio registrando seu terceiro álbum intitulado “Se somos nós”. Confira a entrevista realizada com a escritora.



Folha da Produção-O que te incentivou a escrever? Em que momento da sua vida decidiu tornar esse gosto pelas palavras uma profissão?

  O que me incentivou a mergulhar no universo das palavras foi o contato com os livros e a paixão pela leitura.Sou natural de Estrela, Rio Grande do Sul e sempre fui muito inquieta, e acredito que a arte das palavras e os livros presenteados pelos meus pais contribuíram, para que eu conseguisse extravasar toda essa energia e, no momento de escolher uma profissão consegui unir a paixão pela escrita e o gosto pela pesquisa, e escolhi o curso de jornalismo, que me ensinou todas as  ferramentas para escrever um bom  texto além de me apresentar aos mestres do jornalismo gonzo entre eles Hunter S.Thompson.

 

Folha-Desde o começo da carreira existe algum escritor ou obra que foi inspirador? E hoje, o que te inspira a escrever?
   Eu comecei na infância a apreciar os livros. E, aprendi com Monteiro Lobato à descrição de um ambiente e a verossimilhança que provoca o efeito visual no leitor. Na arte da reflexão através das minhas próprias descobertas em qual o verdadeiro caminho do artista além do palco e do ideal de viver para sua arte: descobri na obra do escritor alemão Hermann Hesse: “ser poeta ou nada”; na frase do poeta tcheco Rainer Maria Rilke como conselheiro do seu jovem discípulo na obra Cartas ao jovem poeta escreveu: (....) “investigue o motivo que o manda escrever; examine se estende suas raízes pelos recantos mais profundos de sua alma; confesse a si mesmo: morreria, se lhe fosse vedado escrever? Isto acima de tudo: pergunte a si mesmo na hora mais tranqüila de sua noite: "Sou mesmo forçado a escrever?”Escave dentro de si uma resposta profunda. Se for afirmativa, se puder contestar àquela pergunta severa por um forte e simples "sou", então construa a sua vida de acordo com esta necessidade. (...)
   Portanto, tenho lido o excerto deste livro todos os dias, e a cada momento me convenço que esta é a minha sina e tenho tentado construir a minha vida de acordo com esta necessidade!


Folha-O público da nossa Feira do Livro é bastante composto por alunos de escolas públicas e particulares. Como você destaca o papel da escola na sua formação profissional e no incentivo ao gosto pela leitura?
  
 O universo dos livros sempre foi muito vívido para mim desde a infância, porque tanto em casa, quanto na escola cultuávamos o hábito da leitura.  Além disso meus professores cobravam a ficha de leitura das obras  trabalhadas em sala de aula, e mesas redondas para debates literários complementavam as atividades dentro do universo literário.
  A biblioteca da minha escola foi meu santuário da sabedoria até o último ano letivo, pois éramos incentivados à visitá-la  e a conhecer o acervo que ela abrigava.
Na infância eu ainda precisava de escadas e cadeiras para alcançar os livros na estante, na idade adulta continuo alimentando o hábito de procurar e manusear os livros que estão nas prateleiras  utilizando marcadores de página, tablet para anotações:pois nesta visita continua aos “templos do conhecimento”; leia-se bibliotecas ,sebos e livrarias; leio e releio Mario Quintana, degusto novos e velhos autores , escrevo  meus livros:graças ao bom e velho exemplo compartilhado e aprendido  na família e na escola.


Folha-Em todos os encontros e palestras já realizadas por você, consegue lembrar momento que marcou, ou algum fato que tenha reafirmado o prazer de ser escritora?
   O escritor é a ponte entre o inconsciente coletivo, o guardião de histórias e memórias  e cabe a ele ser o farol que guia na escuridão e sinaliza as embarcações, a bandeira de paz e a memória de um país. E com sua sensibilidade e delicadeza atravessa oceanos, derruba muros, e faz com que sua história seja contada por gerações.São estas mensagens que procuro compartilhar com o público e tenho recebido muitas manifestações de carinho, principalmente dos meus pequenos leitores que me presenteiam com desenhos e poemas baseados nos meus personagens infantis, ou emails de leitores que apreciam a minha postura dentro do universo literário.É por eles e para eles: “todos que amam os livros e a literatura como eu” que eu continuo trilhando meu caminho na arte das palavras sempre procurando aproximar as pessoas dos livros e da leitura!


Folha-Como destaca a importância da leitura e das feiras de livros? Você consegue imaginar o futuro desse ato em meio a tantas tecnologias?
  As feiras literárias  fazem a ponte entre escritores e leitores e apresentam de forma lúdica e acessível o universo dos livros,  para então semear a importância do  hábito da leitura.
Pois nestes espaços  literários e culturais a vedete são os livros e a literatura, além de   um canal  interativo, reflexivo e de conhecimento para todos.
O próprio evento  vai naturalmente interagindo com o público leitor a através de bate-papos com escritores e apresentações temáticas  que provocam, inquietam e criam a vontade de buscar o conhecimento que só uma obra literária têm.
   Por isso, acredito que estas iniciativas culturais são um tônico para a humanidade que necessita da literatura  para respirar,  e adquirir  conhecimento e sabedoria.
E dentro  destas ferramentas existem as tecnologias que podem aproximar as pessoas dos grandes clássicos  da literatura , que também podem ser lidos  em Ipad´s, além de facilitar a criação de clubes de leitura que cultuam Jane Austen , Bukowski, Proust etc.
A obra da escritora  Clarice Lispector  ficou mais conhecida pelo  grande público através das  redes sociais e da internet proporcionando aos jovens leitores a pesquisa e a leitura de seus livros;  construindo laços e trocas de conhecimento entre jovens e fortalecendo o hábito da leitura .
   O mundo se renova, e tudo se reinventa a cada dia, tanto nas mídias digitais quanto na literatura pois a arte das palavras é universal  e se comunica em todas as  línguas,além disso acredito que as tecnologias (à utilizadas de forma benéfica)  transformaram o mundo numa aldeia global munida de bibliotecas e museus digitais, que podem ser visitados todo o tempo!


Folha-Deixe uma mensagem convidando os leitores de Sarandi e região para participarem do evento e do encontro com você.
  O Sarau Poetas iluminados  que vou apresentar  na IV feira do livro de Sarandi, foi  idealizado por mim em 2010 ,para ser degustado e apreciado juntamente com o lançamento de um dos meus livros,e para  festejar  a criação literária, com o intuito de resgatar e valorizar a arte e a história da literatura mundial ,e seus escritores que são e foram meus mestres.
  E, em mais uma edição do Sarau não poderia ser diferente:mais um escritor será homenageado por mim e o violonista Tony de Lucca  com informações sobre  vida & obra além da leitura interpretativa costurada com canções autorais, e de outros compositores. E para saber quem vai ser o escritor homenageado tem que participar da feira do livro e ir prestigiar o meu Sarau no dia 23 de outubro.
Venham todos festejar os livros e a criação literária!



Meu site: www.angelicarizzi.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha Cultural: Presenteie livros no Natal!

"Creio que uma forma de felicidade é a leitura". Jorge Luis Borges Jorge Luis Borges

“A arte imita a natureza” ( Aristóteles)

“A arte imita a natureza” ( Aristóteles) - O Pituco” é o meu quarto título infantil, onde a inspiração surgiu da natureza.A obra aborda a importância da adoção consciente e dos bons tratos aos animais. A história teve inspiração real, o cãozinho protagonista existe de verdade. Ele foi adotado e hoje vive num lar repleto de carinho e atenção!

II Feira do livro de Paverama iniciou com o SARAU POETAS ILUMINADOS de Angélica Rizzi especial Mário Quintana

II Feira do livro  de Paverama iniciou com o SARAU POETAS ILUMINADOS de Angélica Rizzi especial Mário Quintana As 19h00min horas do dia 25 de setembro  foi aberta oficialmente a 2ª edição da Feira Municipal do Livro de Paverama, que segue até dia 26. Entre muitas atrações nos dois dias  do evento: palestras com o patrono Caio Riter, vendagem de livros, teatros e mostra pedagógica. Quem prestigiou a feira pode acompanhar o Sarau Poetas Iluminados, especial Mário Quintana, com a cantora, escritora e poetisa Angélica Rizzi que aconteceu ás 19h30min de quinta-feira. Angélica foi acompanhada pelo músico Diego Costa desfilando um repertório de canções autorais e de releituras de clássicos da MPB e do Pop Rock Brasil. Angélica Rizzi tem dez livros editados incluindo uma coleção poética em cinco volumes (Coleção Arco Íris Poético), um romance (O poeta mais velho do mundo), um livro de contos (Clube dos Solitários) e três livros infantis (‘Manoelito o palhaço tristonho’, ‘Sol e as ovelhas